Estado de Alagoas

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Iniciação Científica

Este Projeto visa ao incentivo e à valorização da formação científica na educação básica. Nesse sentido, salienta-se que a iniciação à pesquisa científica não é relevante apenas porque exercita os instrumentos de construção de conhecimentos, mas principalmente porque é considerada uma atividade importante e estratégica para o professor interferir e reconstruir a realidade observada nas dimensões: conhecimento da ação; reflexão-na-ação; reflexão- sobre-a-ação e reflexão-sobre-a-reflexão-na-ação.
Dentre as atividades desenvolvidas e necessárias para a efetividade do Projeto, destacam-se: orientação sistemática de profissionais da UFAL (através de convênio estabelecido para a ação) aos professores envolvidos nos mais variados projetos; oficinas de iniciação à pesquisa científica: seleção/avaliação e acompanhamento dos projetos; apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento das pesquisas; seminários para discussão e apresentação dos resultados das pesquisas; publicação dos relatórios de pesquisa.

 

Projetos desenvolvidos em 2006/2007:

 

  • Formando o professor pesquisador do ensino-médio: orientação de professores da rede estadual de ensino na iniciação à pesquisa científica
  • O diferente, o popular e o culto em arte, língua portuguesa e literatura no ensino médio:perspectiva interdisciplinar
  • As tecnologias da informação e comunicação na educação: da resistência à efetiva contribuição na prática pedagógica
  • O saber que vem do luxo
  • O ensino de matemática na modalidade normal -médio: diagnóstico de suas contribuições
  • Análise do “projeto água” desenvolvido com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Elza Soares Cavalcante, durante o ano letivo de 2005
  • O lúdico na matemática como desenvolvimento do raciocínio lógico
  • Vergel do Lago: um bairro de portas abertas para você
  • A utilização das tecnologias de informação e comunicação para o aprendizado em busca da conquista e preservação da paz
  • Ações didáticas: contribuições na aprendizagem do aluno na área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias
  • A abordagem do meio ambiente no ensino médio
  • A qualidade da água interferindo no contexto sócio-educacional da Escola Estadual Fernandina Malta no Município de Rio Largo/al
  • Manguezal: fonte incentivadora da leitura crítico-reflexiva
  • Motivação e interdisciplinaridade- uma experiência de ensino de inglês na escola média

 

Ações do documento