Terça, 17 Outubro 2017 15:19
ENSINO INTEGRAL

Estudantes e comunidade elogiam reforma da Escola Edleuza Oliveira da Silva

Escola de enino integral conta com campo society, salas climatizadas, laboratórios de ciências, robótica e informática e ginásio poliesportivo

Escola de enino integral contempla 300 jovens, dos quais 200 fazem parte da Educação de Jovens e Adultos Escola de enino integral contempla 300 jovens, dos quais 200 fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (Fotos: Valdir Rocha)
Texto de Lucas Leite

Os estudantes da rede estadual, pais e comunidade de São Miguel dos Campos comemoraram, nesta segunda-feira (16), a entrega das obras da Escola Estadual de Ensino Integral Profª Edleuza Oliveira da Silva.

A solenidade de inauguração da primeira escola estadual de ensino integral do município contou com a presença do governador Renan Filho e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

A unidade já estava funcionando e atende a 100 estudantes em tempo integral, além de outros 200 que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no horário noturno.

Com uma estrutura que conta com campo society, salas climatizadas, laboratórios de ciências, robótica e informática, além do ginásio poliesportivo, a instituição está localizada na parte alta da cidade, no Conjunto Hélio Jatobá, uma área residencial que, até então, não contava com nenhuma escola estadual ofertando o ensino médio.

valdir rocha 20171016 1071501508

O secretáriop de Estado da Educação, Luciano Barbosa, elogiou a perseverança dos estudantes e da diretora Alexsandra Rodrigues da Costa, que decidiram iniciar as aulas quando a unidade ainda não tinha todas as condições necessárias.

“A escola já funcionava, pois a diretora e os alunos quiseram vir para não perder o ano letivo de 2017. Mais que isso, eles acreditavam que nós iriamos terminar as obras de reforma. Isto é um exemplo de profissionalismo e de credo no poder público. Agora é possível realizar todas as atividades que, devido às obras, não eram possíveis. Já é possível afirmar que esta escola será referência para o ensino médio de Alagoas”, afirma o secretário.

A solenidade contou ainda com a apresentação da banda fanfarra da Escola Estadual Geraldo Melo (Maceió); de estudantes da disciplina eletiva de Artes, Dança e Expressão Corporal; da banda de música Maestro Braulio Pimentel (São Miguel dos Campos) e uma apresentação musical do Projeto Júnior.

De cara nova

Ákila Vitória de Moraes Silva, de 16 anos, elogia as ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para proporcionar uma melhor educação para os jovens da rede pública.

“Quando chegamos, a escola só tinha praticamente as paredes. As obras melhoraram muito a nossa situação. A estrutura está ótima, a quadra está linda. Hoje eu posso manusear tubos de ensaio em um laboratório de Ciências, coisas que antes eu só conhecia por fotos”, conta Ákila.

Apesar de não ter parentes matriculados na unidade de ensino, a moradora Isa Alves da Silva, de 79 anos, fez questão de ir ao prédio reformado para conhecer a nova estrutura.

valdir rocha 20171016 1526290824

“É a primeira vez que eu venho à escola e nunca tinha visto um local tão bonito. O trabalho está aprovadíssimo, está tudo lindo. Acredito que tudo isto ajude o aluno a estudar, pois eles estão tendo direito a uma educação de qualidade”, relata Isa.

Jassia Duarte Claudino, mãe de uma estudante, também elogia a estrutura da unidade. “A escola ficou muito ampla e recebeu diversos materiais para auxiliar nas atividades realizadas pelo ensino integral. Além das disciplinas comuns, os alunos têm a oportunidade de participar de  atividades extracurriculares”, comenta.

O sentimento de pertencimento já contagiou os moradores da cidade. Cícero Pereira Firmino, que também é pai de um jovem matriculado na escola, elogia os serviços.

valdir rocha 20171016 1302707154

“Não pensava que a escola ficaria tão linda. Agora, todos que passam pela frente do prédio aplaudem. Na minha época eu queria ter tido uma estrutura assim. Tive que parar os meus estudos para trabalhar, mas vendo escolas assim, tenho vontade de voltar à sala de aula. Nunca é tarde demais para estudar”, afirma Firmino.

Parceria

Uma das grandes parceiras da Seduc, a diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, ressaltou a importância da articulação conjunta entre município, governo e o instituto para proporcionar uma educação de excelência para os jovens da rede pública.

“Ver a escola inaugurada, com um corpo técnico tão competente, é uma realização. Eu fico muito emocionada, pois foi a articulação de muitas pessoas, envolvendo pais dos alunos, os alunos diretores e sociedade civil. Quando temos um sonho coletivo, ele se torna realidade”, comenta Anna Penido.

A diretora do instituto reconhece ainda a grande mudança pela qual a Educação de Alagoas está passando. “Desejo que escola seja um grande modelo e inspiração, que possa materializar todo o processo de mudança que Alagoas está passando”, finaliza.