Sexta, 10 Novembro 2017 23:22
ÚLTIMOS PREPARATIVOS

Estudantes esclarecem dúvidas para o segundo dia de provas do Enem

Escolas estaduais Theonilo Gama e Aurelina Palmeira promoveram aulões preparatórios no Jacintinho e Vergel do Lago

Texto de Texto de Luana Santana e Ana Paula Lins

Após se submeterem à redação e às provas de Linguagens e Ciências Humanas, os estudantes da rede pública estadual inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se preparam as provas de Matemática e Ciências da Natureza no próximo domingo (12). Esta semana, escolas de toda a rede promoveram aulões preparatórios para seus alunos para o esclarecimento das últimas dúvidas antes do exame.

No Jacintinho, estudantes da Escola Estadual Theonilo Gama estão há um mês fortalecendo a sua preparação em aulões para fixar o conteúdo obtido durante o ano letivo. Professores e equipe gestora também aproveitam o momento para motivar e tranquilizar os estudantes para a prova.

Valdir Rocha

“Trouxemos professores renomados e com experiência de cursinhos preparatórios para o Enem, os quais estão voluntariamente nos dando esse suporte para intensificar e somar com o trabalho que foi executado pelos professores da unidade durante todo o ano letivo. Os alunos estão bastante motivados e temos certeza de que esse suporte culminará em bons resultados”, apostou a coordenadora pedagógica Sandra Valéria Xavier.

Isabelle Monique, estudante da unidade de ensino, falou de sua expectativa para o resultado do Enem e elogiou a iniciativa da escola em promover os aulões, que também ocorreram no ano passado com a participação das 2ª e 3ª séries do ensino médio. “Estou muito confiante de que terei bons resultados. Gostei muito do tema da redação, que, inclusive, foi uma das dez sugestões dadas pelos professores. Essa ação da escola é uma ótima oportunidade para que a gente intensifique o conteúdo visto durante o ano e se sinta mais confiante para responder às questões da prova”, declarou a estudante, que pretende cursar Administração.

Valdir Rocha

Telma Maria da Silva Godoy, diretora da unidade, também demonstrou confiança em bons resultados dos seus alunos. “Iniciamos esse trabalho para fixação de conteúdo com a preparação para a Prova Brasil e aulões aos sábados. Esperamos melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica [Ideb] da escola e estamos confiantes de que nossos alunos terão bons resultados no Enem”, afirmou a gestora.

Foco e confiança

Quem também intensificou os preparativos para as provas foi a Escola Estadual Aurelina Palmeira, no Vergel do Lago. Nesta quinta-feira (9), a instituição realizou um aulão de Matemática, Física, Química e Biologia para 150 jovens. Além dos seus alunos, contou com a participação de estudantes de unidades de ensino vizinhas, como Anaias de Lima e Edson Bernardes, ambas no Vergel, e Guiomar de Almeida, na Ponta Grossa.

Cada aula contou com 40 minutos e, nos intervalos, os estudantes receberam mensagens motivacionais e orientações de como controlar o tempo durante a prova. Além disso, a escola ainda distribuiu kits com caneta, lápis e borracha para o dia do exame.

A diretora Sheyla Jiló Sobrinho demonstra confiança no desempenho de seus estudantes. “No decorrer do ano, tivemos seis aulões e três oficinas de redação. Também estamos focando o lado emocional para evitar o nervosismo no dia da prova. Ano passado, tivemos 32 alunos aprovados em universidades públicas. Nossa expectativa é que, este ano, também tenhamos bons resultados”, estima a educadora.

Bastante focada nos estudos, Maria Isabelle Campos de Lima, de 17 anos, é aluna da Escola Aurelina Palmeira e almeja uma vaga no curso de Direito. A garota tem uma rotina intensa: em casa, estuda cinco horas a cada manhã e dá continuidade aos estudos na escola, de onde só sai à noite.

Apesar de admitir o nervosismo às vésperas do exame, a garota demonstra confiança e diz que o segredo para uma boa prova é prestar atenção nas dicas dos professores. “Durante os aulões, nossos professores mostraram que, tradicionalmente, o Enem sempre repete determinados assuntos, eles apenas aparecem com uma nova abordagem na prova”, orienta.

Isabelle também revela que gostou do tema da redação. “Em 2016, fiz um curso com estudantes surdos e presenciei, diversas vezes, as dificuldades que eles enfrentam em seu dia a dia. Essa convivência me fez ter muita empatia com eles e me ajudou a desenvolver o tema”, garante a jovem.

Enem em Alagoas

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 118.724 candidatos fazem as provas do Enem em Alagoas. O exame é aplicado em 26 municípios: Maceió, Arapiraca, Água Branca, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Igaci, Marechal Deodoro, Olho d’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.