Sexta, 01 Dezembro 2017 10:38
BELEZA E HARMONIA

Festival de Ginástica das Escolas Públicas promove encontro de gerações e emociona o público

Evento ocorreu nesta quinta-feira (30) no Cepa e promoveu homenagem à pioneira da ginástica rítmica em Alagoas, professora Cleonice Barros

Um grande público, composto por estudantes, professores, gestores e pais de alunos, compareceu ao festival e aprovou o que viu Um grande público, composto por estudantes, professores, gestores e pais de alunos, compareceu ao festival e aprovou o que viu Valdir Rocha e José Demétrio
Texto de Texto de Manuella Nobre e Ana Paula Lins

Homenageando a grande pioneira da ginástica rítmica alagoana, Cleonice Barros, a segunda edição do Festival de Ginástica das Escolas Públicas, realizado nesta quinta-feira (30), no Cepa, foi um show de graça, beleza, simpatia e alegria, emocionando o público em geral.

Fazendo questão de prestigiar o evento, a homenageada destacou a importância da ginástica na formação de crianças e adolescentes e parabenizou a iniciativa e o trabalho que vem sendo realizado nas escolas públicas.

Dona Cleonice Barros esq foi homenageada foto Valdir Rocha 1186

“Estou muito contente por este lindo festival e por receber mais esta homenagem, a qual compartilho com meus familiares e amigos aqui presentes. A ginástica rítmica leva graça e beleza à mulher. Além disto, auxilia na formação da personalidade e para uma boa educação. Parabenizo a todos pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da ginástica”, declarou dona Cleonice Barros, que, por décadas, treinou a equipe de ginástica rítmica do Cepa.

Aprendizados - Felizes com a participação no festival, muitas pela primeira vez, as jovens ginastas revelam emoções e aprendizados trazidos pela modalidade.

“Estou gostando muito de tudo. Aprendi a abrir escalas e fazer estrelinhas e quero aprender um monte de coisas mais”, revela a pequena Maria Vitória Guedes, da Escola Estadual Rosália Ambrózio, aos oito anos de idade, já sonhando com o seu futuro.

Ginastas no Festival foto Valdir Rocha 1

Há dois anos na ginástica, Cinthia Torres, da Escola Estadual Sebastião da Hora, na Pitanguinha, também pretende investir no esporte. “Com a ginástica, aprendi a  não desistir de sonhar e erguer a cabeça sempre. A ginástica representa tudo para mim”, afirma.

Maria Vanessa Cordeiro e Nykoly Ribeiro, ambas estudantes da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, no Cepa, também pretendem seguir os mesmos passos das suas colegas.

“Antes via na TV as apresentações e ficava querendo fazer, depois já me vi fazendo. Não é fácil, mas se batalhar consegue. Meu sonho é participar das competições e poder representar minha escola e meu Estado”, confidencia Nykoly.

“Eu mudei com a ginástica. Aprendi várias coisas com os movimentos. Estou amando fazer ginástica, evoluindo cada dia mais”, avalia Vanessa.

30 11 17 Premiação do Festival de Ginástica José Demétrio 67 1

Todas elas fazem parte do grupo de ginástica integrado ao Centro de Desporto e Recreação Professora Cleonice Barros (CDR), no Cepa, que hoje conta com 35 atletas. Os treinamentos acontecem segundas, terças e quintas-feiras, das 7h às 10h da manhã, coordenador pela professora Janete Marques.

Emoção - Um grande público, composto por estudantes, professores, gestores e pais de alunos, compareceu ao festival e aprovou o que viu. Aluno da 8º ano da Escola Estadual José da Silveira Camerino, Luiz Gustavo Brechó estava na torcida pelas meninas do Cepa. “Achei muito interessante esse festiva, pois aqui podem ser revelados muitos talentos”, diz Luiz Gustavo, que integra a equipe de natação do Cepa.

Acompanhada da filha Layra Vitória, que é ginasta do Sesi, Michele Oliveira também estava atenta a todas as apresentações. Ela foi prestigiar tanto as colegas da filha como as amigas de seu filho, que estudam na Escola Estadual Princesa Isabel. “Não sabia que tínhamos talentos da ginástica rítmica na rede pública.Amei tudo”, afirma.

30 11 2017 Festival de Ginástica das Escolas Públicas foto Valdir Rocha 645

As escolas da rede estadual participantes no evento são: Rosalvo Lobo, da Jatiúca, pela 1ª Gerência Regional de Educação (Gere); Salete de Gusmão, Alfredo Gaspar, ambas do Tabuleiro dos Martins, além da Dom Pedro, Vitorino da Rocha, Moreira e Silva, Teotônio Vilela, Maria José Loureiro, Princesa Isabel, José da Silveira Camerino e Rosália Ambrózio, estas do Cepa, todas pela 13ª Gere.

30 11 2017 Festival de Ginástica das Escolas Públicas foto Valdir Rocha 530

O evento contou ainda com apresentações da equipe de ginástica do Sesi, da Escola Estadual Santos Ferraz, de Taquarana e da dupla Anísio Silva e Raquel Santos, alagoanos que apresentam a arte circense em viagens pelo mundo.