Quinta, 07 Dezembro 2017 23:43
FIM DE ANO

Escolas estaduais levam apresentações natalinas ao Cepa

Uma iniciativa da 13° Gerência Regional de Educação, projeto visa dar visibilidade às manifestações culturais das unidades de ensino

Ação oportuniza que escolas mostrem os trabalhos artísticos que desenvolvem com seus alunos Ação oportuniza que escolas mostrem os trabalhos artísticos que desenvolvem com seus alunos (Fotos: Valdir Rocha)
Texto de Texto de Luana Santana

Com o fim de ano chegando, as escolas estaduais da capital aproveitam o momento para festejar a chegada do Natal com diversas manifestações culturais alusivas à data e à identidade alagoana. Algumas destas apresentações puderam ser conferidas esta semana, no Cepa, durante a realização do projeto ‘A Escola vai à Gere’, com o subtema  ‘Vem que está chegando o Natal’.

Uma iniciativa da 13° Gerência Regional de Educação (Gere), a ação oportuniza que escolas mostrem os trabalhos artísticos que desenvolvem com seus alunos. Na ocasião, as escolas estaduais Tereza D’Ávila, Maria Amália, Josefa da Conceição, apresentaram peça teatral, pastoril e coral, no dia 5; As escolas Moreira e Silva, Araújo Dória, Padre Cabral e Princesa Isabel trouxeram coral, encenação do nascimento de Jesus e Banda Pedro e Vozes no dia 6, e Rosalvo Ribeiro, Silveira Camerino e Adeilza Maria, com apresentações de Cantata de Natal, Pastoril e Violino nesta quinta-feira (7).

A titular da 13° Gere, Cristiane Souza, explica que o projeto será realizado por trimestre e que, a cada trimestre, um novo subtema será proposto para a apresentação dos alunos. “O objetivo principal do projeto é dar visibilidade às escolas. Eu estou muito feliz em tê-los aqui e ver um pouco dos talentos e trabalhos desenvolvidos nas unidades de ensino”, afirma.

Tailson da Silva Nascimento, estudante da Escola Estadual Manoel de Araújo Dória, falou sobre a experiência de se apresentar no Cepa. “Foi muito gratificante está aqui na Gere, representamos nossa escola e compartilhamos nosso trabalho com estudantes de outras escolas”, diz Tailson, bastante orgulhoso.

A professora e coordenadora do coral da Escola Manoel Araújo, Aldina Almeida, destacou a importância do projeto. “Quando os alunos começam a se envolver com trabalhos extraescolares, passam a ter mais disciplina. Projetos como este despertam o reconhecimento da arte como algo transformador para a educação”, afirma a professora.