Sexta, 15 Dezembro 2017 20:51
RECONHECIMENTO

Governador Renan Filho participa de premiação de Destaques do Programa Escola 10

Evento acontece nesta sexta-feira (15) a partir das 19h no Centro de Convenções e vai homenagear 224 educadores da rede estadual

Evento vai reconhecer ações exitosas da rede estadual na execução do Programa Escola 10 Evento vai reconhecer ações exitosas da rede estadual na execução do Programa Escola 10 José Demétrio
Texto de Ana Paula Lins

O governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa participam nesta sexta-feira (15) da premiação dos Destaques do Programa Escola 10. O evento, que tem início às 19h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, vai homenagear 224 educadores de 310 escolas da rede pública estadual que empreenderam ações de sucesso dentro do Programa Escola 10 – união de forças entre Estado e municípios para a melhoria da qualidade da educação pública alagoana.

Cada escola da rede estadual indicou quatro servidores destaque na execução do programa e, após análise, foi escolhido o servidor destaque do Programa Escola 10 de cada unidade de ensino da rede estadual.

“Ao todo, foram indicados 896 educadores, entre gestores, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores de ensino. Destes, 224 foram selecionados. Dentre os premiados, educadores que fizeram trabalhos de acompanhamento e formação continuada; organizaram laboratórios de aprendizagem para sanar dificuldades de aprendizagem em matemática e língua portuguesa; empreenderam iniciativas de combate à evasão escolar, dentre outras ações”, explica Maridalva Campos, superintendente da Rede Estadual de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Avanços - Esta é a segunda premiação relativa ao Programa Escola 10 entregue esta semana. A primeira ocorreu na última terça-feira, dia 12, também no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, quando foram premiados os educadores com ações exitosas nas redes municipais. Na ocasião, anunciou-se que, em menos de um ano, houve uma melhoria de 20% na proficiência em língua portuguesa e matemática entre alunos de 5º e 9º anos das redes municipal e estadual.

A porcentagem de 20% é referente ao intervalo de aplicação entre a primeira e segunda edições da Prova Alagoas, realizada em março e outubro. A ferramenta avaliou o desempenho em língua portuguesa e matemática entre 80 mil alunos do 5º e 9º anos das redes municipais e estadual. A partir do resultado da avaliação, as redes de ensino puderam identificar as principais dificuldades de aprendizagem entre seus alunos e implantar estratégias e políticas para a resolução destas demandas.