Quarta, 09 Maio 2018 13:46

Mais de 50% das escolas estaduais são reformadas e ganham novos ares

Número representa mais 50% das unidades de ensino recuperadas em Alagoas

Texto de Tais Albino

Desde 2015, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), trabalha para melhorar a estrutura física das escolas da rede estadual de ensino. Até o momento, mais de 50% passaram por reformas. A recuperação da infraestrutura das escolas é um dos pilares para o fortalecimento da educação pública no Estado.

As melhorias vão de ampliação do número de salas e construção de jardins à reestruturação hidráulica e elétrica dos prédios. Ao todo, 157 unidades de ensino foram reformadas. Abaixo, confira as fotos do antes e depois de algumas delas:

escola messias de gusmao em sao luis do quitunde foi reconstruida e devolvida a populacao valdir rocha jose demetrio 20180509 1343674481

Escola Estadual Messias de Gusmão

A unidade faz parte da história de São Luís do Quitunde, tendo sido fundada pelo governo Fernandes Lima em 1924. No ano 2000, fortes chuvas inviabilizaram o funcionamento da unidade de ensino que permaneceu desativada por 16 anos. Em 2017, o Governo devolveu o prédio histórico recuperado à população. A Escola Estadual Messias de Gusmão agora oferta ensino médio para juventude local.

escola gabino besouro no centro de penedo foi totalmente recuperada valdir rocha jose demetrio 20180509 1612305577

Escola Estadual Gabino Besouro

Localizada no Centro Histórico de Penedo, a Escola Estadual Gabino Besouro é um dos prédios históricos que passaram por reestruturação. Fundada em 1931, a unidade passou 16 anos sem receber melhorias. Agora, reformada, oferta ensino fundamental para o município.

escola edmilson pontes no farol ganhou nova estrutura valdir rocha jose demetrio 20180509 1568548336

Escola Estadual Edmílson Vasconcelos Pontes

Localizado do bairro do Farol, o antigo Lyceu Alagoano passou por uma verdadeira transformação. Entre as melhorias ofertadas aos 360 alunos e corpo docente estão a ampliação dos laboratórios, banheiro e cozinha; implantação do transformador de energia para a rede suportar os novos materiais eletrônicos; condicionadores de ar e nova mobília nas salas de aula; reparação das redes hidráulica e elétrica; pintura, paisagismo e reforma da quadra de areia.

reforma da escola moacir teofilo trouxe beneficios a populacao de arapiraca valdir rocha jose demetrio 20180509 1403462083

Escola Estadual Moacir Teófilo

A Escola Estadual Moacir Teófilo, em Arapiraca, recebeu a manutenção da parte elétrica e hidráulica, foi toda murada e retelhada, com coberta no pátio e nova cozinha, alterando completamente o ambiente escolar .

escola miran marroquim no bairro do jacintinho foi totalmente recuperada valdir rocha jose demetrio 20180509 1554432363

Escola Estadual Professora Miran Marroquim

Entre os reparos realizados na unidade escolar maceioense estão: manutenção e melhoria das redes elétrica e hidráulica, retelhamento, novas portas e janelas, o paisagismo e jardinagem, a grafitagem nos muros da Miran Marroquim, além da construção da quadra de areiaDesde 2012, a escola do bairro do Jacintinho não passava por reformas.

escola maria antonia de matriz e a primeira escola de ensino integral do norte valdir rocha jose demetrio 20180509 1869751674

Escola Estadual Professora Maria Antônia Oliveira Santos

A unidade de ensino de Matriz de Camaragibe é a primeira escola de ensino integral da região Norte Alagoas e foi 100% recuperada com recursos estaduais. O ginásio poliesportivo, que passou quatro anos fechado, foi reestruturado. Desde a inauguração em 2002, a unidade não passava por reformas, ela conta com 15 salas de aula, auditório, laboratórios de informática e ciências.