Sexta, 23 Novembro 2018 14:46
CIÊNCIA EM FOCO

Mostras de Robótica e Astronomia tomam conta do Cepa no penúltimo dia de Encontro Estudantil

A quinta-feira (22) foi voltada para as ciências exatas

O penúltimo dia do 3º Encontro Estudantil no Cepa deu destaque às ciências exatas O penúltimo dia do 3º Encontro Estudantil no Cepa deu destaque às ciências exatas Fotos: Valdir Rocha
Texto de Texto de Ana Carolina Lima

O penúltimo dia do 3º Encontro Estudantil no Cepa deu destaque às ciências exatas. No ginásio da Escola Estadual José Vitorino da Rocha, estudantes expuseram na III Mostra de Robótica projetos que vinham desenvolvendo na eletiva de robótica ofertada na rede estadual. Já no pátio da Escola Estadual Professor Afrânio Lages, pesquisas e construções de foguetes, telescópios tomavam conta do ambiente. Com 60 trabalhos expostos, a Mostra de Robótica foi palco de muita criatividade, propostas de inclusão social, utilidade doméstica e pública.

astro

O que foi apresentado foi um show de boas ideias por parte dos estudantes da rede estadual. Projetos como o cão guia robô, da Escola Estadual Laura Maria Chagas de Assis, de Santana do Ipanema, mostram a vontade que seus desenvolvedores têm de ajudar outras pessoas. Trabalhos como o ventilador autossustentável, da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca e a irrigação automatizada, da Escola Estadual Josefa Cavalcante Suruagy, transmitem a preocupação que os alunos têm para facilitar a vida do cidadão comum. A Escola Fernandina Malta foi ainda responsável por trazer outro trabalho voltado para a acessibilidade de deficientes visuais. Encabeçado por Cauê Gomes e Paulo Leite, a Bengala Inteligente utiliza uma bengala convencional apoiada em um pequeno robô que se guia com piso tátil.

astro1

A ideia surgiu como alternativa financeiramente mais acessível ao custo de treinamento dos cães-guia. “Percebemos que o custo de um cão-guia é muito alto e, por isso, poucas pessoas conseguem arcar com o valor. Nossa proposta foi trazer um robô num valor mínimo se comparado ao treinamento de um cachorro e também ajudar pessoas com deficiência visual, tornando atividades básicas mais fáceis. Entre as funcionalidades da Bengala Inteligente nós criamos um sensor que dispara sinais sonoros e desvia de obstáculos”, explica Paulo Leite.

astro3

A Mostra de Astronomia – Já a Mostra de Astronomia contou com dez grupos, dentre eles, os de construção de um foguete, o estudo sobre as manchas solares e a utilização da astronomia em ambiente escolar. Orientados por Adriano Aubert, os alunos da Escola Estadual Professor Afrânio Lages confeccionaram um mapa lunar. Ana Larissa Delmiro, Ingrid Leandro, João Vitor da Silva, Victor Ferreira e Wlademir da Silva foram os responsáveis pelo desenho do mapa, sendo os primeiros da rede estadual a fazê-lo à mão. “A produção foi bem simples: tiramos foto da lua, passamos as imagens para o computador e, com auxílio do papel vegetal colado na tela, decalcamos a fotografia. Utilizamos também programas nos quais fomos adicionando elementos do mapa – mares, sistemas de raias e disco de transparência”, conta Ana Larissa.

Ciências exatas foram destaque no penúltimo dia do Encontro Estudantil fotos Valdir Rocha 5

Além do mapa, os estudantes construíram o telescópio utilizado para a observação da lua. Tendo o tripé de madeira e o corpo de canos de PVC, o instrumento revela a capacidade e criatividade dos estudantes e professores da rede estadual.