Segunda, 04 Fevereiro 2019 15:18
15 ANOS DE ESPERA

Estudantes de Campestre comemoram início das aulas com escola reformada

Escola Estadual Ribeiro Caminha é a única unidade a oferecer o ensino médio no município, atendendo 250 alunos

José Vitor, Evilly, Genilson e Damiana comemoram melhorias na escola José Vitor, Evilly, Genilson e Damiana comemoram melhorias na escola (Fotos: Valdir Rocha)
Texto de Manuella Nobre

O ano letivo 2019 começa nesta segunda-feira (4) na rede estadual. Na Escola Estadual José Ribeiro Caminha, em Campestre, o retorno às atividades letivas terá um sabor ainda mais especial. A unidade de ensino localizada na região norte foi reformada após 15 anos de espera e vai oferecer uma estrutura mais confortável para seus 250 alunos das zonas urbana e rural matriculados no ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A instituição é a única a ofertar ensino médio no município e, de acordo com a coordenadora pedagógica e ex-gestora Maria Damiana da Silva, não oferecia uma infraestrutura segura. Hoje, a comunidade escolar celebra a conclusão da reforma e agradece ao governador Renan Filho por ter atendido ao seu pleito.

escola ganhou novo visual com as obras e voltou a atrair alunos foto valdir rocha 20190204 1855241670 1

“É uma conquista importante para a escola e comunidade. Quando chovia, era impossível permanecer aqui, sofríamos com as infiltrações e tínhamos problemas na parte elétrica. Também tivemos problemas com parte do teto. Hoje estamos em outra realidade e a expectativa é de aumentarmos o número de alunos, pois, até então, muitos se deslocavam para outros municípios e até outro estado para estudar. Também estamos felizes pelo novo ginásio”, relata Damiana.

Melhorias - Segundo a coordenação, a reforma contemplou toda rede elétrica e hidráulica, retelhamento, pintura e parte do mobiliário, com a chegada de 200 novas carteiras escolares. A estrutura dispõe de cinco salas de aula, secretaria, sala da direção, biblioteca, laboratório informática, almoxarifado e cozinha.

damiana mostra obra de ginasio e diz que comunidade e grata a renan filho foto valdir rocha 20190204 1601314774

A escola também contará com um novo ginásio poliesportivo em 2019. As obras estão avançadas. “O ginásio era outro pleito dos alunos. Hoje utilizamos um espaço cedido pela prefeitura para atividades físicas”, informa Damiana.

Gratidão – Parte do grupo de estudantes que solicitou pessoalmente a reforma ao governador, Vitor José, Evilly Pereira, ambos da 2ª série, e Genilson Leandro, da 3ª série, estão felizes e orgulhosos pelas transformações proporcionadas ao novo ambiente escolar.

“O ensino da escola sempre foi bom, temos professores comprometidos, mas as condições físicas eram péssimas. A grande reforma na infraestrutura melhorou bastante o ambiente”, avalia Vitor José. “Aconteceu uma grande mudança, nossas reivindicações foram atendidas. Antes a gente não podia encostar na parede ou ir ao pátio. Gostei muito da reforma”, complementa Genilson.

Evilly também se mostra feliz com a reforma da instituição.“Antes desta obra, a escola não era atrativa. Hoje, alunos que estudavam em Pernambuco estão vindo para cá”, destaca Evilly.

dona antonia garantiu vaga para filho na escola foto valdir rocha 20190204 1357277212

Matrículas - Satisfeita com as mudanças, a comunidade tem buscado a escola para garantir vaga para o novo ano letivo. Moradora da zona rural e mãe de cinco filhos, dona Antônia Maria da Silva foi uma das que aproveitou a oportunidade. “Gosto da escola, acho ela importante para a comunidade. Ano passado uma filha minha concluiu aqui (o ensino médio) e este ano vim matricular outro”, comemora.

Ex-estudante da Ribeiro Caminha, Maiane Claudino avalia as mudanças ao matricular seu sobrinho. “Mudou bastante. Estudei em 2015 e a estrutura estava muito precária. Agora, visivelmente, a escola é outra e a comunidade está mais animada”, revela.

Obras – Desde 2015, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove um grande investimento em infraestrutura, visando garantir ambientes escolares seguros e de qualidade. Além dos valores transferidos diretamente para a escola por meio dos programas Escola da Hora e Escola Web, para manutenção predial, aquisição e manutenção de internet, dentre outros, a Seduc, até o momento, já teve 150 escolas reformadas, além de 7 construídas, sendo duas indígenas, e ainda 50 novos ginásios poliesportivos e 19 recuperados.