Quinta, 11 Abril 2019 13:16
CUIDADO DO SERVIDOR

Seduc promove Semana da Saúde do Servidor

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, no último domingo, Setor de Qualidade de Vida realiza ações de cuidado e prevenção da saúde de seus servidores

os trabalhadores da educação tiveram acesso a procedimentos como aferição de pressão arterial os trabalhadores da educação tiveram acesso a procedimentos como aferição de pressão arterial Foto: Valdir Rocha
Texto de Texto: Ana Carolina Lima

No último domingo (7), o mundo celebrou o Dia Mundial da Saúde. Em comemoração ao dia de conscientização em torno do tema, o Núcleo de Qualidade de Vida (Nuqav) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) planejou uma semana de atividades para o cuidado da saúde de seus funcionários. Nesta terça-feira (9), os servidores participaram de procedimentos de verificação das taxas para a prevenção de doenças. A programação se estende até o dia 17 de abril.

Na ocasião, os trabalhadores da educação tiveram acesso a procedimentos como aferição de pressão e glicemia, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) – realizados por um grupo de alunas do Centro Universitário Tiradentes – e Reiki (técnica de terapia japonesa), executada por voluntários da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O Subchefe de Qualidade de Vida e Atenção À Saúde do Servidor, Robson Lima, declarou que as atividades da Semana da Saúde do Servidor acontecem anualmente e visam sensibilizar os servidores da educação alagoana para sua saúde. Para isso, o Nuqav conta com o auxílio de instituições parceiras que atuam de forma a promover o cuidado com o corpo e o bem-estar de tais profissionais.

“Durante toda a semana, proporcionaremos intervenções em prol da saúde dos trabalhadores da Seduc. As atividades não acontecem somente aqui no Cepa,na Superintendência de Valorização de Pessoas, mas também nas demais Superintendências e em algumas escolas da rede estadual. Além dessa ação em abril, que é pontual, todo mês o Nuqav realiza ações voltadas para a qualidade de vida do servidor, pegando as datas importantes e focando na temática do mês vigente”, informou Robson Lima.

Cuidando da saúde - Joaquim Ribeiro do Santos é Subchefe de Serviços de Concessionáriae contou que sempre participa das práticas propostas pelo Nuqav. Para ele, esse tipo de atividade é de grande importância para os servidores em geral. “Esse investimento da Seduc nessa área é muito importante porque estamos falando do cuidado com o ser”, pontuou o funcionário.

Os benefícios dos serviços de promoção de saúde servem também para quem realiza os procedimentos. “Estou tendo a oportunidade de pôr em prática o que aprendi durante a graduação e passar informações importantes para a população. É gratificante saber que posso alertar as pessoas sobre a sua saúde e, com isso, fazer com que elas cuidem de si”, contou a estudante Letícia Cavalcante.

Programação – Além da ação no Cepa, a Semana da Saúde teve atividades na Escola Estadual Theonilo Gama, no Jacintinho nesta terça-feira (9). Confira o restante da programação :

Dia 10

9h - Aferição de pressão arterial e glicemia e massagem– Suse/Sure – Escola Estadual José Correia da Silva Titara, Cepa;

15h – Ações de Voz – Escola Estadual Rotary – Avenida Durval de Góes Monteiro, Tabuleiro do Martins;

Dia 11

13h – Ações de Voz – Escola Estadual Misael Gonçalves Ferreira – Barra de São Miguel;

Dia 12

9h – Oficina sobre segurança no trabalho e primeiros socorros para servidores – auditório da 13a Gere, Cepa;

Dia 15

10h – Ações de Voz – Escola Estadual Rotary;

13h30 – Ações de Voz - Escola Estadual Ana Lins -São Miguel dos Campos

Dia 16

9h – Ações de Voz – Secretaria de Educação de Marechal Deodoro e Ifal Campus Marechal Deodoro

20h – Ações de Voz – Escola Estadual Tavares Bastos – Praça do Centenário, Farol