Domingo, 12 Maio 2019 14:55
MAIO AMARELO

Projeto conscientiza estudantes da Chã da Jaqueira para os perigos do trânsito

Ação acontece na Escola Estadual Adeilza Maria e visa a redução de acidentes na região

Projeto visa reduzir acidentes na comunidade Projeto visa reduzir acidentes na comunidade José Demétrio e Valdir Rocha
Texto de Manuella Nobre

No ano de 2017, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) registrou um aumento no número de acidentes nas vias de Maceió: foram 3.289 casos registrados. No bairro da Chã da Jaqueira, a realidade não é diferente, com muitos acidentes. Em virtude deste cenário, que afeta alunos e seus familiares, a Escola Estadual Professora Adeilza Maria Oliveira, também na Chã da Jaqueira, decidiu mobilizar toda a comunidade escolar para discutir a problemática.

De acordo com o gestor da unidade, Cícero Pinheiro, o projeto foi iniciado em abril e terá culminância em junho, com previsão da apresentação de alternativas para a redução dos casos.

Cícero Pinheiro diretor adjunto da Escola Adeilaz Maria foto Valdir Rocha 29

“Desde que assumimos a gestão, presenciamos inúmeros acidentes de trânsito envolvendo nossa comunidade escolar. Já perdemos alunos, ex-alunos, e, este ano, perdemos o pai de uma aluna e um aluno. Todos vítimas de acidentes no trânsito, com motos, carros. E por este ser um problema recorrente no bairro, decidimos trabalhar este projeto, que terá sua culminância no próximo mês, quando entregaremos um documento à Seduc, à Associação de Moradores, que são nossos parceiros, para viabilizar, junto aos órgãos competentes, soluções para o problema”, explica o gestor.

Dentre as ações pedagógicas a serem trabalhadas estão: pesquisas e coletas de dados, palestras, entre outros.

Maio Amarelo – Uma das iniciativas foi a divulgação do Maio Amarelo, implantado desde 2011, com apresentação e orientações de educadores de trânsito da SMTT para os alunos, nesta sexta-feira (10), atendendo ao convite da gestão.

“Eles já sabem que o Maio Amarelo é a atenção à vida no trânsito. É gratificante para nós termos a oportunidade de falar, durante um mês, para uma gama maior de pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, e mais ainda saber que eles têm a resposta na ponta da língua. Tudo isto já ajuda e muito a progressão da vida no trânsito. E a principal mensagem é esta: “no trânsito, o sentido é a vida”, destaca o educador Edenilson da Silva.

Os estudantes aprovaram a palestra e garantem que as ações são de grande importância para suas vidas.

Thayllane diz que é importante se conscientizar foto José Demétrio

“Muito importante para nós jovens, pois precisamos aprender e nos conscientizarmos do que está acontecendo no trânsito. Temos que valorizar a a vida, pois muitos casos são por simples desleixo”, avalia Thayllane Rodrigues, aluna do 9º ano.

Seu colega Manoel Pedro complementa. “ Foi muito boa essa palestra, pois a gente já se previne e não avança o sinal amarelo, não passa na faixa de pedestre andando de bicicleta, dentre outras coisas”, enumera o aluno do 7º ano.