Terça, 14 Maio 2019 15:14
JEAL

Doze municípios alagoanos sediam a seletiva regional dos Jogos Estudantis

Jogos acontecem até sexta-feira (17), com mais de cinco mil estudantes disputando as modalidades coletivas dos jogos.

Futsal feminino Moreira e Silva Futsal feminino Moreira e Silva José Demétrio
Texto de Texto de Manuella Nobre

Até sexta-feira (17), escolas públicas e particulares em todo estado participam da seletiva regional dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2019 em doze municípios. São mais de cinco mil atletas em 528 equipes de voleibol, handebol, basquete e futsal que disputam a fase regional da competição, abrangendo as modalidades infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos).

Os jogos acontecem nos seguintes municípios, distribuídos por Gerência Regional de Educação (Gere). Na capital, abrangendo as 1ª e 13ª, teremos: futsal da 1ª Gere, a partir desta terça-feira (14), no ginásio do Colégio Adventista, no Barro Duro, e 13ª no Ginásio do CDR, no Cepa, no Farol; handebol, das duas geres, no ginásio da Escola Estadual Geraldo Melo; voleibol para os times de Maceió, no ginásio do Colégio Intensivo; e basquetebol em três locais: nos ginásios dos colégios Santa Úrsula e São José, além do Pavilhão do Basquete, no Poço.

No interior – Nas geres do interior as competições estão distribuídas da seguinte forma: 2ª – Campo Alegre (Ginásios O Senadinho e José Aprígio Brandão Vilela); 3ª – Palmeira dos Índios (Ginásio de Esportes da Escola Estadual Humberto Mendes); 4ª – Viçosa (Ginásio da Escola Estadual Joaquim Diegues); 5ª – Arapiraca (Ginásio Deputado José Lúcio de Melo (Ginásio da Escola Estadual Quintella Cavalcanti); 6ª Santana do Ipanema (Ginásio de Esportes Cônego Luís Cirilo Silva e Ginásio de Esportes da Escola Laura Chagas); 7ª – União dos Palmares (Ginásio de Esportes Governador Manoel Gomes de Barros); 8ª – Pão de Açúcar (Ginásio Poliesportivo da Escola Estadual Bráulio Cavalcante); 9ª – Penedo (Ginásio de Esportes Padre Manoel Vieira de Melo); 10ª – Maragogi; 11ª – Delmiro Gouveia  (Escola Estadual Watson Clementino); e 12ª – Pilar (Ginásio Nossa Senhora do Pilar).

jeal masc

De acordo com o coordenador geral dos jogos, Henrique Vilela, a modalidade presente em praticamente todas as regiões é o futsal, em todas as categorias. O basquetebol terá disputas em três regiões além da capital: 2ª, 6ª e 7ª; e voleibol na 3ª e 9ª.

Novos ginásios – Desde o início da primeira gestão, uma das prioridades do governador Renan Filho e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, foi o investimento em infraestrutura das unidades de ensino, assim como em ginásios poliesportivos. Ao todo, são 50 ginásios construídos e 19 recuperados em todo o Estado, o que tem ajudado as escolas estaduais a sediarem boa parte dos jogos.