Quarta, 05 Junho 2019 16:14
CONTINUIDADE DO TRABALHO

Luciano Barbosa visita reforma de Escola Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo

Na última sexta-feira (31), a unidade completou 53 anos de existência; renovação é aguardada desde 2002

Vice-governador Luciano Barbosa visitou escola nesa terça-feira (4) Vice-governador Luciano Barbosa visitou escola nesa terça-feira (4) (Fotos: Milton Guedes)
Texto de Ana Carolina Lima

Após 17 anos de espera, a Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo, recebe os primeiros passos de uma renovação tão aguardada. Na manhã desta terça-feira (4), o governador em exercício, Luciano Barbosa, visitou a unidade para analisar o andamento da reforma e observar quais as necessidades que a escola apresenta. A visita contou também com a presença do prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa e da gerente da 10a Gerência Regional de Educação (Gere), Fabiana Verçosa.

Uma das mais tradicionais instituições de ensino de Porto Calvo, a unidade completou 53 anos na última sexta-feira (31). A escola conta com 15 salas – dentre elas o laboratório de robótica, a sala do grêmio, uma sala de jogos e uma para a prática de judô e capoeira –, laboratórios de informática, ciências, biblioteca e auditório.

No local, Barbosa elencou as prioridades de uma reforma em ambiente estudantil. “Salas de aula, banheiros, refeitório e cozinha são os locais mais importantes e prioritários em uma renovação”, pontuou. Este último, a cozinha, além de ter sido reformada como os anteriores, teve seu tamanho duplicado.

Ele aproveitou a ocasião para anunciar novidades.“As etapas mais importantes da reforma já foram realizadas. Os alunos estão com salas climatizadas, a cozinha e o refeitório prontos. O próximo passo é a licitação da construção da quadra, onde os meninos poderão praticar diferentes esportes”, disse.

Expectativa - A diretora-geral da unidade, Edcleia Ataide, contou que, atualmente, a escola atende 128 alunos do Ensino Médio no período Integral e, aproximadamente, 150 estudantes da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), no período noturno. Segundo a gestora, a quantidade de salas que compõem a unidade auxilia as adaptações necessárias durante o período.

“Esperávamos essa reforma há tanto tempo e, quando ela veio, chegou trazendo uma nova expectativa para nós. A escola estava muito deteriorada, então a reforma já deu uma alavancada no nosso estímulo, estamos conseguindo acomodar os alunos de forma confortável”, relatou a diretora.

Wanatan Gomes, da 1ª série, já chegou na unidade durante o período de renovação. Ele conta que os alunos veteranos lhe relatavam os problemas estruturais da escola. “Essa parte que já está pronta ficou muito bacana. Gosto muito de estudar aqui. Quero concluir meus estudos aqui e, quem sabe, voltar como professor”, contou.

Já Vicktor Bezerra sempre frequentou a Nossa Senhora da Apresentação, pois acompanhava a avó, que que trabalhou na unidade por 42 anos. “A reforma está nos dando mais conforto para passar o dia aqui, por conta do Ensino Integral, que é muito proveitoso para nós. Como a escola é grande, podemos estudar em um lado, enquanto, no outro, a reforma acontece, sem nos atrapalhar muito”, falou o estudante.