Quarta, 12 Junho 2019 18:45
JEAL 2019

Três municípios sediam etapa estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas

Penedo e Coruripe recebem, pela primeira vez, a etapa dos jogos, além de Arapiraca – este, pelo segundo ano consecutivo; disputa acontece de 2 a 9 de julho, com mais de mil atletas competindo nas modalidades futsal, handebol, voleibol e basquetebol.

Coruripe e Arapiraca - Ainda na região sul, Coruripe vai sediar as modalidades de voleibol e basquetebol, ambas com 15 equipes e 135 atletas. As partidas estarão distribuídas entre os ginásios do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no bairro do Alto do Cruzeiro, com o basquete, e na Escola Estadual Inácio de Carvalho, com o voleibol. Coruripe e Arapiraca - Ainda na região sul, Coruripe vai sediar as modalidades de voleibol e basquetebol, ambas com 15 equipes e 135 atletas. As partidas estarão distribuídas entre os ginásios do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no bairro do Alto do Cruzeiro, com o basquete, e na Escola Estadual Inácio de Carvalho, com o voleibol. (Foto: José Demétrio e Valdir Rocha)
Texto de Manuella Nobre

De forma inédita, a etapa estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) sairá da capital e será disputada em três municípios distintos: Penedo e Coruripe, ambos pela primeira vez, além de Arapiraca, em seu segundo ano como anfitrião. De 02 a 09 de julho, mais de mil atletas competirão nas modalidadesfutsal, handebol, voleibol e basquetebol, infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos). As modalidades individuais – judô, natação, luta olímpica, atletismo, badminton, ciclismo, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e ginástica rítmica - serão disputadas entre o final de agosto e começo em locais ainda não definidos.

Basquetebol será uma das modalidade coletivas que faram parte do Jeal Fotros José Demétrio 50

O coordenador geral dos jogos, Henrique Vilela, fala do momento histórico. “As cidades mostraram seu interesse e fizeram o convite à Seduc para sediar e, após avaliação dos locais de competição, este ano, teremos este formato descentralizado, com jogos no interior. Ano passado, tivemos a experiência do futsal em Arapiraca”, avalia.

Festa no interior - A histórica cidade de Penedo, sede da 9ª Gerência Regional de Educação (Gere), receberá as partidas de futsal. A modalidade soma 45 times e 405 atletas nesta fase e as disputas acontecem em três ginásios.

De acordo com o coordenador dos jogos na 9a Gere, Francisco Lemos, Penedo aguarda ansiosa a realização desse evento esportivo, que movimentará a comunidade estudantil e os apaixonados pela bola.

A comunidade penedense, que é amante do desporto, prepara-se para movimentar as praças de esportes mais tradicionais da cidade como é o caso do Ginásio de Esportes Padre Manoel Vieira, Quadra Coberto da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto e Quadra do Complexo EMEB Santa Luzia”, destaca Francisco.

Segundo a coordenação, em Penedo, a abertura, que será realizada no dia 02 de julho, no secular e imperial Teatro Sete de Setembro, contando com a presença de autoridades, professores, desportistas, atletas, demais convidados e a comunidade em geral, que serão brindados com apresentações artísticas da cultura local.

Voleibol será uma das modalides coletivas que farão parate do Jeal Fotros José Demétrio 198

Coruripe e Arapiraca - Ainda na região sul, Coruripe vai sediar as modalidades de voleibol e basquetebol, ambas com 15 equipes e 135 atletas. As partidas estarão distribuídas entre os ginásios do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no bairro do Alto do Cruzeiro, com o basquete, e na Escola Estadual Inácio de Carvalho, com o voleibol.

Em Coruripe, a coordenadora dos jogos pela 2ª Gere, Cristiane Laranjeira, informou que a abertura acontecerá no sábado 06, às 10h, no ginásio da Escola Estadual Inácio de Carvalho, e as competições seguem de 06 a 09 de julho.

Handebol é uma das modalidade coletivas que faram parte dos Jeal Fotos Valdir Rocha 52

Partindo para o Agreste, Arapiraca vai repetir a experiência de 2018, agora sediando a disputa do handebol, com 31 equipes e 340 competidores. Os jogos acontecem nos ginásios da Escola Estadual Quintella Cavalcante, no bairro Eldorado, e no municipal João Paulo II, localizado no bairro Brasília.