Terça, 11 Fevereiro 2020 18:31
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Comitiva esteve no Cepa, esta sexta-feira (7)

Subsecretário e técnicos do Rio de Janeiro visitam e aprovam estrutura do Efex Alagoano Subsecretário e técnicos do Rio de Janeiro visitam e aprovam estrutura do Efex Alagoano Valdir Rocha
Texto de Manuella Nobre

A repercussão positiva promovida Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio do Núcleo de Inovação e Tecnologia (Neite) trouxe a Alagoas o subsecretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Bernardo Goytaxazes e sua equipe técnica. Nesta segunda-feira (10), a comitiva visitou o Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores (Efex) no Cepa.

O trabalho desenvolvido pelos alagoanos em formações nas áreas de tecnologia e inovação com professores da rede estadual já havia recebido o reconhecimento de técnicos dos estados de Pernambuco, Pará, Piauí e até da diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), Lúcia Dellagnelo.

O trio carioca, composto ainda pela superintendente de Desenvolvimento de Pessoas, Elizabeth Gil, e pela coordenadora do EMTI, Ingrid Couto, foi recepcionado pelo coordenador do Núcleo em Alagoas, Ednaldo Firmino.

10 02 2020 Visita equipe do RJ ao EFEX Valdir Rocha 57

“A formação dos professores precisa ser trabalhada, muitos estão formados há anos, mas, trazer esta inovação para dentro das possibilidades de sala de aula, também é algo que precisamos retomar. Então, com estes polos que já temos, pretendemos melhor este nível de formação e trazer esta tecnologia de verdade para dentro da sala de aula, frequentada por uma juventude que está cada vez mais conectada. Só com o celular eles já conseguem fazer coisas incríveis, imagina se você der uma sala de possibilidade para eles com uma série de coisas”, afirmou Bernardo.

Exemplo - Responsável pela parte de formação da Seduc no Rio, Elizabeth também expôs suas observações.  “Temos 21 núcleos de formação pelo Estado e queremos ressignificar estes espaços dando esta identidade de espaço de formação com a ideia de inovação e tecnologia. Nada melhor do que conhecer ao vivo um espaço como este, que já funciona tão bem como a gente tem visto”, avaliou Elizabeth.

Ingrid elogia o fato do Efex alagoano estar localizado em um espaço dentro da rede estadual de ensino.  “No Rio visitamos um espaço privado e é muito longe da nossa realidade. Aqui não, a gente vê que é um espaço público. Muito interessante também que a Secretaria da Educação esteja localizada no mesmo espaço, cercada por várias escolas”, frisou Ingrid.

10 02 2020 Visita equipe do RJ ao EFEX Valdir Rocha 87

EFEX - O Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores (Efex) de Alagoas fica situado no Cepa. Ligado a ele está o Neite, estruturado nas 13 Gerenciais Regionais de Educação (Geres), com a disponibilização de um técnico por regional, sob a coordenação da Superintendência de Políticas Educacionais da Seduc (Suped). Estes têm formação no Efex, com as metodologias ativas nas áreas das temáticas. Lá são montados os planos de trabalho junto à equipe central para que, em seguida, os mesmos sejam repassados nas regionais.