Quinta, 13 Fevereiro 2020 19:29
ARTE

Seduc promove entrega de violões em escolas de ensino integral

Ação faz parte do Projeto Canto da Terra e contemplou as escolas Afrânio Lages e Teotônio Vilela

28 violões foram entregues nas escolas estaduais Afrânio Lages e Teotônio Vilela. 28 violões foram entregues nas escolas estaduais Afrânio Lages e Teotônio Vilela. Valdir Rocha
Texto de Karyne Gomes

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) da Educação, por meio Centro de Artes e Mediações Culturais (Camec), promoveu nesta quarta-feir(12) a entrega de 28 violões nas escolas estaduais Afrânio Lages e Teotônio Vilela. A ação faz parte do Projeto Canto da Terra e os instrumentos serão utilizados para a inclusão da música nas disciplinas eletivas e clubes juvenis das duas escolas, que oferecem o Ensino Integral.

O Ensino Integral vai além de uma jornada ampliada de estudos, propondo uma aprendizagem mais ampla e desenvolvendo não só o aspecto cognitivo/intelectual, mas também o emocional, físico, social e cultural dos estudantes. Dentre as ações que expandem o aprendizado do aluno estão as disciplinas eletivas - onde ele se aprofunda em determinados conteúdos – e os clubes juvenis, os quais são atividades organizadas pelos alunos segundo os seus interesses.

Entrega de violões na Escola Afrânio Lages fotos Valdir Rocha 47

A proposta é fazer com que as escolas possam descobrir os talentos e potencializem o aprendizado por meio da arte, música, dança, teatro e artes visuais.diretora do Camec, Juliana Amorim, diz que a ação vai fortalecer a formação dos estudantes da rede estadual. "Nossa ideia é ampliar as ações do projeto Canto da Terra desenvolvido inicialmente no ano de 2017 pelo Camec. Foram entregues 14 violões em cada escola estadual para serem usados nas ofertas eletivas, clubes juvenis e também para despertar projetos para o Encontro Estudantil", afirma.

Juliana Amorim do CAMEC foto Valdir Rocha 24

Expectativa - O diretor da Escola Estadual Professor Afrânio LagesAdelmo Apolinário, comemora a entrega dos instrumentosEsses instrumentos podem ser utilizados em diversas atividades do Ensino Integral e serão uma ferramenta a mais para as atividades letivas”,conta o diretor.

Entrega de violões na Escola Afrânio Lages fotos Valdir Rocha 48

Sentimento similar ao do diretor da Escola Estadual TeotônioVilela, Cássio Costa de Lima. "Em 2018 2019, ofertamos eletivas de artes nas modalidades de teatro, artes visuais e dança. Dessa vez, com a parceria do Camec,vamos incluir eletiva de música ou violão. Isto é,o estudante quando tem acesso ao equipamento econhece o mundo da arte e música, amplia os seus horizontes", frisa o gestor.

Berenildo Luciano, professor de História e Música da Escola Estadual Professor Afrânio Lages, também fala da proposta. "A princípio, a ideia é formar um grupo musical, que, além da apresentação, possa mostrar os talentos adquiridos ao longo das aulas práticas", revela.

Professor Berenildo da Escola Afrânio Lages vai promover ação com seus alunos fotos Valdir Rocha 35

Paixão pela música – Desde os seus 7 anos de idade, oestudante João Luis Honorato, aluno do 8º ano da Escola Estadual TeotônioVilela, é apreciador de música. Para ele, tocar violão é um passatempo prazeroso.

"Comecei a me encantar pela música bem novinho. Teve um tempo que meu violão quebrou, mas depois ganhei outro. Hoje toco na igreja que frequento. Ainda não sei sobre o futuro, mas quem sabe minha profissão seja professor de música", estima.

João Luís aluno da Teotônio Vilela é apaixonado por música foto Valdir Rocha 177

projeto –projeto CoraCantos da Terra proporciona aos estudantes a inclusão, integração e socialização com a escola, comunidade e instituições. Além disso, oportuniza espaço para expressão da arte e cultura e auxilia os estudantes em seus múltiplos aspectos de formação psicológica, sociológica e cultural.