Sexta, 14 Fevereiro 2020 19:14
VEM QUE DÁ TEMPO

Programa estimula retomada de estudos para jovens e adultos

Iniciativa será lançada nesta segunda-feira (17) em evento no Centro de Convenções

Programa quer atrair jovens e adultos de volta à escola Programa quer atrair jovens e adultos de volta à escola Valdir Rocha
Texto de Manuella Nobre e Ana Paula Lins

Com o intuito de atrair de volta para a escola os jovens e adultos que abandonaram os estudos, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lança nesta segunda-feira (17) o Programa Vem que dá Tempo. A cerimônia terá início às 9h, no Centro de Convenções, quando também será apresentado o programa Criança Alfabetizada.

A iniciativa será uma das ações do programa Escola 10 e também contará com a parceria dos municípios. O programa contará com três frentes de trabalho: busca ativa da população acima de 18 anos que esteja afastada da escola, exames para certificação de conclusão do ensino fundamental e ingresso em uma modalidade de Educação de Jovens e Adultos que seja mais rápida e flexível, a EJA Modular.

Programa quer atrair jovens e adultos de volta à escola fotos Valdir Rocha 54

Ainda temos um número expressivo de jovens e adultos que não estão matriculados em nenhuma rede de ensino e, por isso, o programa busca, essencialmente, a reintegração deste público à escola. Para isso, faremos um trabalho de busca ativa para localizar esta população e contaremos com o apoio dos municípios, que serão agentes de articulação. Além disso, também teremos uma grande mobilização para a realização de exames para a certificação de conclusão do ensino fundamental”, conta a secretária-executiva da Educação, Laura Souza.

EJA Modular -A EJA Modular atualmente é ofertada na Escola Estadual Adriano Jorge, em Arapiraca e no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) 13 de Outubro, em Viçosa.

Trata-se de uma proposta mais rápida e flexível de EJA para o estudante, pois, nela, não há a divisão por disciplinas, mas aulas agrupadas em módulos por área, tendo cada módulo duração de 75 dias.