Sábado, 17 Outubro 2020 20:45
TECNOLOGIA

Seduc promove formação em recursos tecnológicos para mais de 1.400 professores da rede estadual

Educadores aprenderão a usar a Plataforma Canvas, que ajudará no desenvolvimento de aulas mais atrativas e interativas; aulas começam nesta segunda-feira (19) e se estendem até o dia 26

Mais de 1.400 professores participam da formação Mais de 1.400 professores participam da formação Valdir Rocha e Thiago Henrique
Texto de Ana Paula Lins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove a partir desta segunda-feira (19) uma formação para o uso da Plataforma Canvas para 1.475 professores da rede estadual de Alagoas. A Canvas é a plataforma de design mais usada do mundo e dispõe de inúmeros recursos para tornar as aulas mais interativas e dinâmicas, seja para educadores que trabalham com ferramentas tecnológicas seja para aqueles que imprimem atividades para alunos sem acesso a internet.

Ferramenta ajudará a tornar aulas mais dinamicas Fotos Thiago Henrique 18

A formação acontece graças à parceria inédita entre a Seduc e a Canvas, que é consequência à parceria entre a Seduc e o Google que, em maio, propiciou a criação de 180 mil contas de e-mail institucionais para que professores e estudantes tivessem acesso ilimitado do Google for Education, aos recursos de uma das principais plataformas educacionais do mundo.

Mais de 1.400 participam da formação fotos Valdir Rocha 41

As aulas terão transmissão pelo programa Google Meet até o dia 26 com turmas pela manhã e pela tarde. “A ideia é oferecer aos professores da rede estadual da educação a ferramenta Canvas para Educação, para que eles possam criar atividades engajadoras, dinâmicas e participativas para seus estudantes. Por sua vez, o professor tem a possibilidade de personalizar suas atividades por meio dos variados templates existente na plataforma”, explica Ednaldo Firmino, coordenador do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (Efex).

Ednaldo Firmino do Efex fotos Valdir Rocha

Acesso - A ferramenta está disponível de forma gratuita para os professores da rede estadual que possuam o e-mail institucional da Seduc, disponibilizando recursos que tornarão aulas mais dinâmicas e interativas.  O acesso à plataforma já está liberado e o cadastro pode ser feito pelo link www.canva.com/edu-signup a partir dos e-mails com domínio Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou @educ.al.gov.br. No final do mês, a Seduc também fará uma formação específica para a plataforma.

Mais de 1.400 participam da formação fotos Valdir Rocha 43

A Canvas é a plataforma de design mais usada do mundo, disponibilizando recursos que dinamizam as aulas, como infográficos, apresentações e demais ferramentas desenvolvidas especialmente para educação. Após fazer o cadastro na Canvas com o e-mail institucional da Seduc, o professor vai receber, neste mesmo e-mail, um pedido de confirmação. Com o acesso liberado, ele terá à sua disposição mais de 900 templates, ambientes colaborativos para trabalhar com os alunos, ferramentas de design, entre outros recursos.