Quinta, 25 Fevereiro 2021 14:33
MERITOCRACIA

Inscrição para processo seletivo de gerentes regionais de Educação vai até domingo (28)

Processo ocorre desde 2015; concorrerão ao cargo educadores cujas escolas tiveram o melhor desempenho no IDEB 2019

Sede da 1ª Gerência Regional de Educação, em Maceió, será uma das que ganharão nova liderança Sede da 1ª Gerência Regional de Educação, em Maceió, será uma das que ganharão nova liderança Valdir Rocha
Texto de Ana Paula Lins e Karyne Gomes (sob supervisão)

Prosseguem até este domingo (28) as inscrições para o processo seletivo para o cargo de gerente regional de Educação para o biênio 2021-2023. Foram convocados para inscrição os gestores geral ou adjuntos das escolas municipais e estaduais com a maior pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ensino fundamental (anos iniciais e finais) e médio e que estavam no efetivo exercício da função em 2019, período de aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

As inscrições devem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd57QD-RzSAoHItsNea0TEwB9a3L-HvwfZ70Dfy5tbbfTQmQw/viewform ou pelo site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – www.educacao.al.gov.br. De acordo com a secretaria, até o dia 05 de março de 2021, o site da Educação trará a lista de homologação dos candidatos ao cargo. A lista com todas as escolas convocadas foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 05 de fevereiro (http://www.imprensaoficialal.com.br/diario-oficial/).

As Gerências Regionais de Educação (Geres) funcionam como representações da Seduc, fazendo também uma ponte entre a secretaria e as redes municipais, particulares e federal de ensino. Todas as escolas da rede estadual estão subordinadas a alguma destas gerências. As 13 Geres estão espalhadas em todo o Estado, da seguinte forma: Maceió é sede da 1ª e 13ª Gerências; Arapiraca, da 5ª; São Miguel dos Campos, da 2ª; Palmeira dos Índios, da 3ª; Viçosa, da 4ª; Santana do Ipanema, da 6ª; União dos Palmares, da 7ª; Pão de Açúcar, da 8ª; Penedo, da 9ª; Porto Calvo, da 10ª; Piranhas, da 11ª e Rio Largo da 12ª.

Reconhecimento

O processo de escolha dos gerentes regionais tendo como referência o IDEB teve início em 2015, refletindo uma preocupação do governador Renan Filho em reconhecer as escolas e os gestores com os melhores resultados educacionais da rede pública de Alagoas.

Para o secretário Executivo da Educação, José Márcio Augusto de Oliveira, este critério fortalece a qualidade técnica da gestão, além de ser um importante incentivo aos profissionais.

Esse processo de seleção de gestores para as gerências regionais tem feito muito bem à Seduc e à Rede Pública Estadual de Educação, trazendo renovação permanente de quadros, pelo ponto de vista do Sistema. Do ponto de vista pessoal, tem motivado muito os nossos gestores, na medida em que estes entendem que a ocupação deste cargo é uma verdadeira progressão na carreira. Além de tudo isto, fortalece ainda o Sistema, a partir do Regime de Colaboração, na relação com os municípios e com o andamento dos programas de melhora, de funcionamento e aperfeiçoamento das nossas escolas”, destaca.

Etapas e cronograma

O processo seletivo ocorrerá em quatro etapas: inscrição, onde os educadores pré-convocados manifestam seu interesse em participar da seleção; discussão de caso, onde o candidato propõe uma solução (plano de gestão) para um caso apresentado pelos avaliadores da Seduc; entrevista presencial e individual e análise de currículo.

A primeira etapa, da inscrição, pode ser feita até domingo, 28 de fevereiro, por meio de preenchimento de formulário eletrônico no site da Seduc. A segunda etapa está prevista para ocorrer a partir das 8h do dia 10 de março no Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor), no Cepa, onde o candidato entregará documentação pessoal e seu plano de gestão para a Gere. A lista dos aprovados para a próxima etapa será divulgada até 12 de março.

De 15 a 19 de março, ocorrerão as entrevistas em horário pré-agendado na Seduc. A lista dos candidatos selecionados para a última etapa será divulgada até 24 de março e, até 26 de março, haverá a análise dos planos de gestão e currículos. O resultado final está previsto para ser divulgado em até 10 (dez) dias úteis após o término do processo seletivo.

Após a realização das quatro etapas, serão selecionados 13 gestores que terão seus nomes encaminhados para nomeação pelo governador Renan Filho para nomeação para o cargo de gerente regional de Educação para o biênio 2021-2023.