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EDUCAÇÃO

Secretaria de Estado da Educação de Alagoas
1ª Edição

EDITORIAL DE LANÇAMENTO

Apresentamos ao público a edição de lançamento da Revista Eletrônica de Educação de Alagoas – REDUC. Criada com o intuito de proporcionar aos professores e demais pesquisadores da área educacional de nosso Estado, mais um espaço para socializar suas experiências exitosas em sala de aula, bem como suas produções e reflexões teóricas acerca do processo de ensino e aprendizagem.

Em seu primeiro número, nossa revista traz como temática “O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA”. Dessa forma, os textos aqui presentes representam e contemplam diferentes aspectos da temática proposta. São apresentados 17 artigos que trazem em seu bojo reflexões, análises, relatos de experiências e aportes teóricos sobre diferentes etapas e áreas do conhecimento da educação. Nesta edição, o leitor irá encontrar reflexões acerca do ensino de Matemática, Educação Física, Ensino Religioso, Língua Portuguesa, História e a importância do uso das mídias na escola; bem como temáticas que trazem à tona discussões a respeito da prática pedagógica de professores alfabetizadores e de docentes que trabalham com campos específicos do conhecimento.

Outro grande diferencial desta publicação é que todos os textos aqui presentes trazem pesquisas e reflexões que tiveram como lócus, como palco principal, as salas de aulas das instituições educacionais do estado de Alagoas.

Dentre os textos selecionados para esta edição, o leitor irá encontrar:

No artigo intitulado “A articulação entre a Educação Ambiental e a Educação Matemática como meio de diminuir a violência dentro da escola”, a professora Natércia de Andrade Lopes Neta apresenta um relato de experiência de caráter transversal, fomentando a reflexão sobre a importância da conservação do patrimônio escolar.

Já no texto “Déficit de aprendizagem na leitura e na escrita dos alunos da educação básica se estende ao nível superior”, os professores Maria Vilma da Silva e Alexandre Costa Moura, mostram o despreparo de alunos do Ensino Superior no momento de produzirem gêneros textuais da esfera acadêmica. Os autores destacam a necessidade de se trabalhar as habilidades de leitura, escrita e compreensão da nossa língua desde os anos iniciais, para que o aluno não chegue ao Ensino Superior com déficit nestas habilidades.

Em uma perspectiva interdisciplinar entre História e Língua portuguesa, os professores Regina Lúcia Buarque e Sérgio Onofre Seixas de Araújo, apresentam o texto “Leitura e produção de textos nas aulas de história: que gêneros utilizar?”.

No artigo “O Ensino Religioso como via para a cidadania e cultura de paz, a professora Andréa Cristhina Brandão Teixeira, faz um percurso histórico do Ensino Religioso no Brasil, desde a chegada dos portugueses em terras tupiniquins até os dias atuais; enfatizando a necessidade de que “o educador de Ensino Religioso tenha uma formação teórica que contemple o conhecimento necessário para conduzir as discussões dentro de sala de aula, mantendo sempre a atenção e o respeito necessário às diferentes concepções religiosas”.

Esperamos que os textos aqui presentes possam contribuir para a reflexão e aprimoramento da prática pedagógica dos professores e professoras da rede estadual de ensino de Alagoas. Pois este é objetivo maior da publicação desta ferramenta de comunicação.

Desejamos a todos uma boa leitura!

Profª. Ms. Regina Lúcia Buarque

Membro da Equipe Organizadora

GEORC/DIAPE/SUGER/SEE/AL

 

Artigos

UMA REFLEXÃO TEÓRICA ACERCA DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA

Kátia Simone Costa VIEIRA - Páginas 180 a 187

REESCRITA DE TEXTOS NA ESCOLA: EFEITOS DA INTERFERÊNCIA DE UMA PROFESSORA EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Regina Lúcia BUARQUE - Páginas 163 a 179

PROFESSORAS DOS ANOS INICIAS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

Juliane dos Santos MEDEIROS Mercedes CARVALHO - Páginas 154 a 162

ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Maria Vilma da SILVA - Páginas 141 a 153

ORALIDADE EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: ARMADILHAS DE UM (DES)PRESTÍGIO

Quitéria Pereira de ASSIS Maria Aparecida DÃO Ednaldo Farias GOMES - Páginas 129 a 140

O USO PEDAGÓGICO DE MÍDIAS NA ESCOLA: PRÁTICAS INOVADORAS

Luciene Amaral da SILVA - Páginas 119 a 128

O TRABALHO DOCENTE MEDIADO PELAS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DAS CRIANÇAS

Rosemeire Roberta de LIMA Juliane dos Santos MEDEIROS - Páginas 109 a 118

O ENSINO RELIGIOSO COMO VIA PARA A CIDADANIA E CULTURA DE PAZ

Andréa Cristhina Brandão TEIXEIRA - Páginas 102 a 108

LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Antonieta Mírian de Oliveira Carneiro SILVA Maria Inez Matoso SILVEIRA Páginas 92 a 101

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE HISTÓRIA: QUE GÊNEROS UTILIZAR?

Regina Lúcia BUARQUE Sérgio Onofre Seixas de ARAÚJO - Páginas 80 a 91

ESCRITA E GÊNERO TEXTUAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O ERRO ORTOGRÁFICO EM TEXTOS DE UM ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Adna de Almeida LOPES - Páginas 69 a 79

DÉFICIT DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SE ESTENDE AO NÍVEL SUPERIOR

Alexandre Costa MOURA Maria Vilma da SILVA - Páginas 60 a 68

AS RASURAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE POEMAS EM SALA DE AULA

Cyntya Mayryele Assis dos SANTOS - Páginas 52 a 59

AS IDIOSSINCRASIAS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA A PARTIR DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Auda Valéria do Nascimento FERREIRA - Páginas 37 a 51

ALFABETIZAÇÃO: O TEXTO NO PROCESSO INICIAL DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Eliene Estácio SANTOS - Páginas 20 a 36

A INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADES FÍSICAS E RECREATIVAS NA MINIMIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

Alexandre Costa MOURA - Páginas 12 a 19

A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO MEIO DE DIMINUIR A VIOLÊNCIA DENTRO DA ESCOLA

Natércia de Andrade LOPES NETA - Páginas 2 a 11

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