Atendimento a Pessoa Deficiência Visual (cegueira, baixa visão, surdocegueira), através do Núcleo de Reabilitação Educacional
O que é?
O atendimento educacional especializado aos Deficientes Visuias é realizado em sala de recursos multifuncionais e em outros espaços pedagógicos específicos , no contra turno do ensino regular.
Quem pode realizar?
Deficiente visual
Tempo estimado para realizar esse serviço
O atendimento acontece 02 (duas) vezes por semana.
Etapas para a realização deste serviço
- 1 Orientação e Mobilidade
O treinamento de orientação e mobilidade é parte essencial da educação e reabilitação da pessoa com deficiência visual. Requer desde a orientação mental a mobilidade física.
Documentos necessários:
- Laudo Oftamológico com CID
- Registro Geral - RG
- Cadastro de Pessoas Físicas - CPF
- Comprovante de residência
- Foto 3/4
Canais de Atendimento:
presencial:
- 2 Goalball
É uma modadlidade esportiva colettiva, originariamente concedida para a prática de pessoas com deficiência visual. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede do adversário.
- 3 Práticas Educativas para uma Vida Independente - PEVI
Treinamento de habilidade referentes à: alimentação, higiene pessoal e vestuário, aparência pessoal, arrumação da casa, administaração do lar, comunicação pelo telefone, verificação de horas, primeiros socorros, dentre outros...
- 4 Reeducação Visual
Trabalha o raciocínio e a memória visual. O aluno ccom baixa visual é estimulado para aprender a usar sua capacidade residual e tirar o maior proveito desta.
Documentos necessários:
Onde é realizado o serviço
Unidades de Atendimentos