Serviços

EDUCAÇÃO

Secretaria de Estado da Educação de Alagoas
Você está aqui: Início / Serviços / Atendimento a Pessoa Deficiência Visual (cegueira, baixa visão, surdocegueira), através do Núcleo de Reabilitação Educacional

Atendimento a Pessoa Deficiência Visual (cegueira, baixa visão, surdocegueira), através do Núcleo de Reabilitação Educacional


O que é?

Serviço de Atendimento Educacional Especializado para pessoas com deficiencia visual: cegos e baixa visão.

Tipos de Serviços: Sala de Recursos Multifuncional Tipo 2; Núcleo de Produção de materiais e livros em braille; Laboratórios de aprendizagem Fundamental I, II e médio; Laboratórios de ENEM, ENCCEJA médio e ENCCEJA Fundamental II; Turmas de Leitura e Escrita Braille, Laboratório de Informática Acessivel; Estimulação Pedagógica; turmas de Orientação e Mobilidade: Educação Física Adaptada; Modalidade desportiva para Cegos: Gooball e Turmas de Leitura Cursiva.


Quem pode realizar?

Deficiente visual


Tempo estimado para realizar esse serviço

Durante todo o ao letivo, os serviços ofertados no AEE acontecem 2 vezes por semana, com 4 horas no máximo de atendimento, os laboratórios de ENEM, ENCCEJA Médio e ENCCEJA Fundamental, acontece de segunda a sexta. O Centro Estadual funciona de segunda a sexta das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.


Etapas para a realização deste serviço

  • 1 Orientação e Mobilidade

    O treinamento de orientação e mobilidade é parte essencial da educação e reabilitação da pessoa com deficiência visual. Requer desde a orientação mental a mobilidade física.

    Documentos necessários:

    • Laudo Oftamológico com CID
    • Registro Geral - RG
    • Cadastro de Pessoas Físicas - CPF
    • Comprovante de residência
    • Foto 3/4

    Canais de Atendimento:

    presencial:

  • 2 Goalball

    É uma modadlidade esportiva coletiva, originariamente concedida para a prática de pessoas com deficiência visual. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede do adversário.

  • 3 Práticas Educativas para uma Vida Independente - PEVI

    Treinamento de habilidade referentes à: alimentação, higiene pessoal e vestuário, aparência pessoal, arrumação da casa, administaração do lar, comunicação pelo telefone, verificação de horas, primeiros socorros, dentre outros...

  • 4 Reeducação Visual

    Trabalha o raciocínio e a memória visual. O aluno com baixa visual é estimulado para aprender a usar sua capacidade residual e tirar o maior proveito desta.

    Documentos necessários: