Voz que ensina

EDUCAÇÃO

Secretaria de Estado da Educação de Alagoas

A voz é um dos instrumentos de comunicação humana mais importante e comumente usada, resultado da necessidade do homem comunicar ideias, pensamentos, convicções e emoções. Assim, a voz é uma forma de reflexão dos estados emocionais, psicológicos e físicos de um indivíduo, como também um veículo de expressão da personalidade e emotividade.

O Programa Voz que Ensina visa prevenir as alterações vocais nos professores da Rede Estadual, bem como realizar os encaminhamentos para tratamento fonoaudiólogico, de forma gratuita e prioritária. o programa também garante assistência prioritária e gratuita à saúde vocal a professores da rede estadual pela Universidade de Ciências de Alagoas (Uncisal). O encaminhamento de professores para o tratamento é feito a partir dos elos de qualidade de vida das coordenadorias regionais.

O trabalho é fortalecido pela parceria entre Cerest estadual e suas representações nos municípios. Programa Voz que Ensina da Secretaria de Estado da Educação é coordenada pela Subchefia de Qualidade de Vida e Atenção à Saúde do Servidor.

Atendimento:

Professores têm prioridade nas consultas e tratamentos com fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas na Uncisal. Esta foi uma das conquistas da Lei de nº 7241, de 14 de março de 2011, a qual instituiu o Programa de Atenção e Vigilância à Saúde Vocal do Professor da Rede Estadual de Ensino, numa parceria entre Seduc, Secretaria de Gestão Pública (Seplag), por meio da Perícia Médica do Estado, e Secretaria de Saúde (Sesau).

A marcação pode ser feita diretamente pelo telefone 98714-9522, das 7h às 12h e das 13h às 18h.